2012/09/12

[Resenha] O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini



Título: O Caçador de Pipas
Título Original: The Kite Runner
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 368
Ano: 2005
Editora: Nova Fronteira
Avaliação: 4 estrelas
Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. 

O Caçador de Pipas foi um dos livros que mais me chocou durante a leitura. Com toques de realidade que faz você repensar tantas coisas ao decorrer dos acontecimentos. A amizade de Amir e Hassan, a relação de Amir com baba (seu pai) e a de baba com Hassan. A história começa com ambos ainda crianças, e é aí que o acontecimento que marca a vida de ambos acontece, quando Amir desiste de fazer o certo para fazer o que acha ser o certo para ele.

O começo da história se passa durante o início da guerra no Afeganistão, e é quando Amir e baba fogem para os Estados Unidos. E mesmo estando em outro continente, convivendo com pessoas que não conhece, Amir não consegue deixar seu passado de lado. Mas é quando, 20 anos depois, ele volta para o Afeganistão que ele vê que o passado e o presente nunca estiveram tão juntos e o destino deu á ele uma última chance de se redimir.

“Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da vida inteira.”

O que acontece na vida de Amir enquanto ele está no Afeganistão é triste e encorajador ao mesmo tempo. Lá ele encontra o único filho de Hassan e ele vê que pode fazer pelo filho dele o que não pôde fazer pelo amigo.

Khaled Hosseini também tem outros títulos de sucesso, mas esse foi o único que li até agora. A escrita dele é incrível e em alguns momentos parece, realmente, que é uma história real. A capa que a Nova Fronteira fez também está linda, quando terminei o livro fiquei horas olhando para ela e tentando visualizar Amir e Hassan no torneio de pipas. Super indico esse livro!

Poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse.  

Onde Comprar: Submarino, Americanas, Saraiva 

8 comments:

  1. Oi querida, tudo bom? Olha, esse livro parece ser ótimo mesmo. Realmente, apenas pela sinopse você pensa que é uma história real. Gostei do post. Ah estou seguindo aqui também

    Beijos ;* Jéssika, do blog: For Princess|Jéssika Vitória

    ReplyDelete
  2. Oi flor, obrigada por seguir meu blog, já estou seguindo o seu também!

    Gostei bastante da resenha, principalmente porque colocou umas frases interessantes do próprio livro. Eu tenho ele parado lá na estante, preciso animar de lê-lo.

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pega ele e vai lê-lo, não vai se arrepender ;D

      Obrigada por seguir! Beijos!

      Delete
  3. eu assisti ao filme,gostei muito,é emocioante!
    Seu blog é lindo, parabéns!
    Seguindo e curtindo.
    Bjim

    ReplyDelete
  4. Oi lindaaa! Adprei o post, já li o livro e é ótimo mesmo!! O filme também não deixa muito a desejar ;**

    ReplyDelete
  5. Sou uma leitora de plantão e confesso que conheço esse livro há anos, e nunca parei pra ler, sempre vou empurrando pra frente os lançamentos e boas obras como essa vão ficando pro final da fila :/
    Adorei aqui, estou seguindo e esperando pela sua visita no posdezesseis.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então... também foi assim com esse livro, mas um dia, sem ter nada para ler, peguei ele e não me arrependi!! brigada por seguir e também estou te seguindo!!

      Beijos

      Delete
  6. Olá flor ameei o post,vim retribuir a vizitinha obg por segui,já tô te seguindo !!bjs.
    http://adolescentefashionista.blogspot.com

    ReplyDelete

Search

Faça Parte!

Popular Posts